Dependência Química
A clínica para dependentes químicos Cleuza Canan conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que oferece tratamento personalizado e cuidadoso em um ambiente acolhedor, sigiloso e seguro. Parabéns pela excelente materia, realmente a dependência química é considerada um problema de saúde que vem crescendo na sociedade atual. Esse é o caso do nosso método de Gerenciamento de Caso (GC), utilizado como diretriz no tratamento dos pacientes acompanhados por nossa equipe técnico profissional que se reúne semanalmente para fazer o planejamento das atividades de grupo e terapêuticas a serem realizadas pelo cliente. O processo de desintoxicação não acontece instantaneamente e cada adicto tem o seu período de tempo específico que varia de acordo com o grau de dependência, tipo de substância, entre outros fatores.
Como vice-presidente de Política contra as Drogas da Frente Nacional de Prefeitos, tenho todo interesse em trazer para a nossa cidade um trabalho semelhante a esse, que visitamos hoje”, afirma o prefeito Rodrigo Manga. Oferecemos tratamento feminina para dependência química ou alcoólica físico e psicológico buscando sempre reintegrar a paciente ao convívio social e com sua família. É importante que o paciente esteja ciente do problema e que concorde com a internação voluntariamente, embora em casos extremos, a intervenção de familiares ou amigos possa ser necessária, como internamentos compulsório ou internamento involuntário.
confira já
E assim, fica mais fácil criar novos caminhos, possibilidades e alternativas para a pessoa ao sair da internação. O Hospital Santa Mônica é o primeiro Hospital Psiquiátrico Privado com Acreditação ONA. A nicotina é a substância no tabaco (presente tanto em cigarros, charutos, cachimbo e tabaco de mascar como em cigarros eletrônicos) da qual os usuários se tornam dependentes. Além da nicotina, cigarros fumados contêm alcatrão e monóxido de carbono, juntamente com quase 4.000 outros ingredientes, muitos dos quais são tóxicos. Gastar a maior parte dos seus recursos financeiros com drogas, bebidas, cigarros.

Durante e após o processo de desintoxicação, o organismo do dependente químico fica bastante debilitado. É comum haja perda de peso e perda de cabelo, devido à falta de nutrientes necessários ao corpo. Por isso, é evidente que o papel do psicólogo para a recuperação de um dependente químico é de suma importância e que traz grandes benefícios ao paciente e também à sociedade. Contudo, sabemos que existem várias drogas que agem como depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo os principais exemplos o álcool e a heroína. Nesses casos, o acompanhamento psiquiátrico é obrigatório, pois, poucas horas depois da suspensão do uso das drogas, o adicto começará a sentir os sintomas de uma forte crise de abstinência. As ações desenvolvidas pela equipe multidisciplinar e pelos familiares no sentido de contribuir para a reinserção do adicto, move a esperança de que ele reconstruirá sua vida longe das drogas.
A dependência química trata-se de uma doença crônica que deve ser tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram um indivíduo a desenvolvê-la. Em regra, essa ordem judicial representa a resposta do juiz a uma solicitação feita por um médico, e pode ou não ser requerida pela família. A internação compulsória também pode ser uma alternativa de medida cautelar quando um crime foi cometido por alguém que se encontrava sob o efeito de drogas. É importante que haja uma estratégia traçada e uma conexão entre os envolvidos para que todas as atitudes com o intuito de conscientizar e ajudar na recuperação não afugentem e desanimem o dependente químico. A Casa Despertar, clínica terapêutica de reabilitação para dependentes químicos, realiza ação educativa e preventiva no RioMar Fortaleza nesta quinta (20) e sexta-feira (21).
Drogas como o álcool, que é lícito, ou a cocaína, que é ilícita, podem causar danos irreversíveis ao organismo. E, também possuem grande poder em destruir o indivíduo socialmente, pois o vicio vai aos poucos se tornando mais importante que a vida familiar, profissional e social. O tratamento em uma cínica para dependentes químicos funciona como uma ferramenta de apoio indispensável para recuperação e reabilitação.
Já a dependência química vai além destes fatores, ficando caracterizada quando o consumo das substâncias é constante e foge ao controle do indivíduo, passando a desempenhar um papel invasivo, central e desestabilizador em sua vida. A partir da experiência adquirida durante anos cuidando de dependentes químicos (álcool e outras drogas) e suas famílias, reavaliando e estruturando as atividades a partir de suas sugestões, desenvolvemos um programa voltado especificamente para o tratamento destes pacientes. É tido como um problema social, quando o uso constante de drogas prejudica várias áreas da vida de uma pessoa e a de terceiros, na maioria das vezes, a família. A dependência química é um mal que atinge a sociedade, além de ser considerado como um transtorno mental crônico basicamente induzido pelo uso de substâncias psicotrópicas lícitas ou ilícitas. A doença se caracteriza pela falta de controle sobre o vício e as consequências físicas, psíquicas e emocionais que ele provoca. A dependência química é o termo médico usado para descrever o abuso de drogas ou álcool que continua mesmo quando se desenvolvem problemas significativos relacionados ao seu uso.
Uma clínica para dependência química em Itanhaém que possui uma visão sistêmica do meio ambiente e do papel de uma empresa neste contexto social. Acreditamos que a integração entre empresa, sociedade, poder público e (o) meio ambiente, onde todos estão inseridos, é capaz de transformar a vida de todos para melhor.Todos juntos fazemos nossa parte para um futuro melhor. A clínica para dependentes químicos deve analisar o quadro social do dependente químico, com relação a família e os “amigos”.